16/01/2020
Vai financiar um imóvel? Entenda as diferenças nas opções disponíveis no mercado
Na hora de realizar o sonho da casa própria, boa parte da população recorre ao financiamento imobiliário, um dos meios mais comuns e acessíveis de aquisição de um imóvel.
No entanto, é preciso estar atento, estudar e observar as opções oferecidas pelo mercado atualmente, para que a escolha pela modalidade de financiamento seja a mais adequada para a realidade financeira do comprador.
Atualmente, os bancos praticam financiamentos a partir da Taxa Referencial (TR), modalidade predominante no mercado, mas neste ano, a Caixa Econômica Federal passou a aplicar também o indexador pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na TR, os financiamentos são feitos a partir de uma taxa fixa de juros, definida pelo banco. Já na nova modalidade pelo IPCA, o índice é ajustado pela inflação. Especialistas da área econômica indicam que as duas modalidades podem ser vantajosas, no entanto é preciso avaliar se a intenção é de quitar o imóvel logo ou de pagar as parcelas por um período mais longo de tempo.
O mais indicado, sempre, é conversar com o seu corretor de imóveis e com o banco, para avaliar as regras de cada contrato e definir qual tipo é mais indicado para você!