12/04/2024
Papo com arquiteto: Matheus Menezes
Tempo de leitura: 7 minutos
Finalmente chegou a hora de fazer sua mudança e foi pensando em deixar esse processo mais simples e prazeroso que a gente chamou para um papo o arquiteto Matheus Menezes!
Confira o passo a passo de como maximizar a estrutura que só a Stanza oferece, transformando-a em um ambiente que não só atende às suas necessidades diárias, mas também reflete sua personalidade e estilo de vida.
Bora lá!
Como potencializar meus ambientes integrados?
“Primeiramente, preocupe-se em criar um link visual entre os ambientes.”
Logo de início, nosso arquiteto especialista explica que não há por que separar a sala da cozinha já que essa separação só vai diminuir o espaço.
“Quanto mais integrado o ambiente estiver, mais amplo ele irá ficar. E a grande sacada da união entre sala e cozinha é justamente melhorar a união familiar nos momentos do dia a dia. Enquanto um prepara as refeições, o outro assiste TV, dá para ter uma troca legal entre os moradores da casa. Assim, aproveite essa integração ao máximo, tanto no décor quanto no convívio.” – Diz o arquiteto.
Para fazer isso a dica de ouro é: deixe que os ambientes conversem entre si, afinal esse é charme da cozinha americana, como explica Matheus:
“Nos casos da integração entre e sala e cozinha, lembre-se que sua cozinha faz parte da sua sala e a sala também faz parte da cozinha, então garanta que elas estejam visualmente integradas. Como fazer isso? Com um revestimento que começa em um ambiente e termina no outro, por exemplo. Permita que o material que começa na sala adentre o espaço da cozinha e vice-versa, criando essa ideia de continuidade.”
Como as cores do apê podem desempenhar esse papel?
O arquiteto nos diz que é importante lembrar de dois fatores na hora de escolher as cores para os ambientes integrados. Ou seja, a tinta que você usou na sala pode servir de base também para a cor do revestimento da cozinha.
“Como esses espaços vão se comunicar, você pode repetir a mesma cor entre os ambientes ou utilizar materiais com cores semelhantes para que eles estejam em harmonia.”
Outra boa dica é apostar também nas cores complementares para criar essa ideia de continuidade. Experimente, por exemplo, usar um azul nas paredes ou armários da cozinha e apostar em uma variação dessa mesma cor na sala, como um cinza azulado ou até mesmo um azul mais claro.
O que devo fazer com a iluminação desses ambientes?
“Apesar da sala e cozinha terem funções diferentes, o ideal é não misturar cores de luzes distintas no mesmo ambiente.”
Dessa forma, se você for usar luz branca, repita essa escolha também na sala. Já se a sua opção for por uma luz mais amarelada – que traz mais conforto – use-a nos dois ambientes. E fica tranquilo(a), preparamos um post explicando tudo sobre como iluminar cada ambiente do seu apartamento.
“Porém, um detalhe a ser observado é que espaços como a cozinha precisam de uma iluminação mais forte. Então, ainda que sejam da mesa tonalidade, fique atento a esse detalhe e opte por uma luz mais acolhedora na sala e uma mais forte na cozinha.”
Quais as vantagens de ter piso laminado no meu apê?
Gabaritou as dicas sobre ambientes integrados e deixou tudo em ordem por aí?
Então chegou a hora de focar no próximo passo para deixar seu Stanza com a sua cara. E cá entre nós, essa tarefa fica bem mais fácil quando seu apartamento já vem com piso laminado como os nossos. Isso porque esse tipo de revestimento já traz um visual sofisticado para o ambiente, como conta o arquiteto.
“Acho muito legal a Stanza já entregar o apartamento com o piso laminado, porque tira do morador aquela sensação de espaço e vazio e com muito a se fazer no ambiente, já que a madeira já traz um aconchego e uma sensação de espaço bem pensado, o que facilita muito qualquer decoração.”
Devo usar madeira nos ambientes com piso laminado?
“Como você já tem madeira no chão, que é um elemento tão bacana, acolhedor e compositivo, não precisa ter a preocupação em seguir com o mesmo revestimento em todo espaço.”
É claro que essa escolha é muito pessoal, mas pode desapegar da obrigação de usar madeira em outros lugares quando seu espaço contar com o piso laminado. Você pode ou não usar madeira na parede e no mobiliário, mas não é uma regra.
Mas caso opte por usar a madeira, Matheus garante que existem dois caminhos:
- Usar o mesmo material, ou seja, o mesmo tom de madeira que está no chão em outro elemento, como um painel, por exemplo, e dar uma amplitude a esse espaço;
- Escolher contrastar com outros elementos, apostando em um painel ripado que vai valorizar bastante a parede que receber esse material, além de destacar também o piso que já está lá.
Além disso, o contraste também é uma ótima escolha e “você pode usar madeiras diferentes nos ambientes. A cadeira do quarto pode ter o tom diferente do chão, o que vai valorizar demais o acessório”, segue explicando.
Matheus existe um estilo específico no qual tenho que investir?
“O piso laminado é um dos materiais mais versáteis que existe e combina com vários estilos e cores, então não há por que se preocupar em seguir algum tipo de padrão na decoração do seu apartamento.”
Segundo Matheus, se você curte o estilo industrial, pode aplicar um cinza ou preto que vai muito bem como esse piso. Mas caso seja mais romântico, o bege e branco pode ser a escolha perfeita. E se você quer apostar nas cores, o piso laminado também é ideal para esse tipo de escolha.
Chegou a hora de começar!
Viu como tudo vai se encaixando? Com os nossos diferenciais de mercado e essas dicas, não tem como errar e a gente já tá é ficando ansioso só de imaginar como seu cantinho vai ficar. Mas só para lembrar, nada de pressa, tá?
Curta esse momento e faça tudo no seu ritmo. Afinal, é preciso aproveitar cada etapa dessa conquista.
E se você ainda não tem o seu Stanza, dá uma espiadinha nos nossos empreendimentos para se apaixonar e já se imaginar planejando a decoração do seu apartamento.
Até a próxima!