4 dicas cruciais para juntar dinheiro e comprar um apê
Tempo de leitura: 7min 51sec
Ter a casa própria é o seu sonho, mas você não sabe muito bem como poupar dinheiro para isso? Calma! Este conteúdo chegou para te ajudar a conquistar o sonho do Stanza próprio sem passar por nenhum aperto. Olha só:
Como juntar dinheiro para comprar um apê?
Você provavelmente já sabe que, mesmo havendo a possibilidade de financiar o seu imóvel, ainda será preciso arcar com o custo da entrada, que costuma corresponder a 20% do valor total do investimento.
E, aqui na Stanza, a gente já chega facilitando essa história desde o início, com parcelas de financiamento que cabem no seu bolso. Além disso, tanto no Jardim Serigy quanto no Jardim de Aruana, o ITBI e o cartório saem por nossa conta. Bom demais, né!?
Porém, mesmo com todas as praticidades que a gente proporciona, lidar com finanças é sempre um desafio. Por isso, é fundamental falar um pouco mais sobre educação financeira, planejamento de gastos e outros assuntos que vão te ajudar nesse processo.
1. Sua melhor amiga é a educação financeira
A educação financeira é fundamental para que a gente possa ter um controle maior do nosso dinheiro, evitando dívidas desnecessárias e entendendo como lidar com as despesas de forma saudável. Dessa maneira, também podemos aprender a poupar e investir para multiplicar o dinheiro.
Quanto mais você estudar sobre o assunto, mais estratégica será sua relação com a renda e os gastos do dia a dia. Por isso, vou dar apenas algumas dicas para te inspirar nessa área, mas recomendo que você continue se informando com o apoio de livros, sites e profissionais de confiança, certo?
Então, antes de mais nada: assuma o controle.
Anote o que você ganha e o que você gasta em uma planilha, caderninho, aplicativo, enfim, o que for melhor para você. Também é possível baixar modelos prontos diretamente da internet. Nesses casos, informações como “despesas fixas” e “despesas variáveis” já costumam vir inseridas, mas tê-las em mente é bem importante mesmo se a tabela for feita por conta própria.
Legal, Ana. Mas, o que é isso?
As despesas fixas são todos aqueles custos rotineiros, tipo água, luz, internet, plano de saúde, gás, feira, mercado. Tudo aquilo com que, necessariamente, você terá que arcar de mês em mês. Já as despesas variáveis dizem respeito àqueles gastos mais esporádicos, como roupas, pedidos no app de delivery, viagens e tudo mais. Em outras palavras, são os mimos do fim de semana e os recebidos pagos que a gente ama!
Além de considerar essas coisinhas, não se esqueça de inserir na tabela aquelas dívidas que ainda precisam ser quitadas, considerando todo o tempo necessário para isso. E aqui vai uma dica de amiga: antes de assumir contas maiores, como o financiamento do seu Stanza, busque quitar esses valores para fazer as contas fecharem direitinho.
2. E o seu melhor amigo é o planejamento financeiro
Agora que você já é praticamente expert em controlar o seu dinheiro e busca ler sobre educação financeira, chegou a hora de falar sobre ele: o planejamento financeiro. É como se ele fosse um mapa do tesouro, indicando todo o percurso que você precisa fazer para chegar onde deseja.
Para montar esse “mapa”, você precisa ter noção do seu orçamento familiar. Se você mora sozinho, basta usar a planilha que falamos no item anterior. Porém, se você divide a vida com mais alguém e é do desejo de vocês adquirir um imóvel juntos, vai ser necessário montar um orçamento familiar completo, considerando as entradas e saídas de dinheiro de todo mundo.
Feito o orçamento, é hora de partir para os objetivos. Nesse caso, comprar um imóvel será o objetivo macro. Para alcançá-lo, você deverá traçar objetivos menores.
Esses objetivos menores podem variar de pessoa para pessoa, mas costumam seguir a linha: diminuir os gastos fixos em 20% e variáveis em 40%, investir X porcentagem da sua renda em ações com bons resultados, juntar até o mês Y a quantia Z para dar a entrada – e por aí vai.
De qualquer forma, é crucial que você pense em objetivos reais, palpáveis, para evitar maiores frustrações. Mesmo que você só consiga economizar um pouquinho por mês, não tem problema! O importante é ter a certeza de que, se esforçando um pouco, você vai conseguir dar conta de todas essas metas.
3. Considere a possibilidade de ganhar um dinheirinho extra
Ter uma graninha a mais pode ser a melhor saída na hora de fazer as contas fecharem, tornando possível economizar aquela quantia de dinheiro que estava faltando todo mês. Por isso, considere a possibilidade de procurar “bicos” ou acatar projetos pontuais como freelancer. Só não se esqueça de poupar ou investir a maior parcela do que você receber, ok?
4. Foco e equilíbrio
Você sabia que Aracaju é a Capital da Qualidade de Vida? Então, se você mora ou pretende morar nessa cidade maravilhosa, é melhor honrar o título dela, rs!
Mas, falando sério: a saúde precisa ser, sempre, uma prioridade. Cuidar do corpo e da mente é indispensável em qualquer situação – e mais ainda quando você precisa fazer muitas contas, lidar com dinheiro e evitar que essa atenção extra acabe prejudicando o seu bem-estar.
Então, respeite os seus limites, faça exercícios físicos, tenha uma boa alimentação e cuide da sua saúde física e mental. Afinal, quando falamos em realizar o sonho do Stanza próprio, não estamos falando apenas do imóvel em si, estamos falando de qualidade de vida, prova disso é a infraestrutura completa para garantir o bem-estar de você e da sua família que os nossos empreendimentos oferecem.
Tudo pronto?
Se você também acha que chegou a hora de ter o seu Stanza, comece a se programar com o nosso Simulador de Financiamento e solicite uma Avaliação de Crédito. É rápido e prático, tudo 100% digita pra fazer no conforto da sua casa. Ta esperando o que pra dar esse primeiro passo? ?
Beijos da Ana e até a próxima!