24/09/2024
Arte na decoração, saiba tudo sobre essa tendência
Tempo de leitura: 10 minutos
Você já pensou em como a arte na decoração pode transformar o ambiente onde você vive?! Trazer arte para o seu apartamento é uma forma poderosa de expressar sua personalidade e transformar seu cantinho em um espaço cheio de vida. Mas o que muita gente ainda não sabe é que arte não precisa ser algo distante ou inacessível! Com um pouco de criatividade e algumas dicas funcionais, você pode encher seu espaço de personalidade, estilo e claro, muita arte!
Arte na decoração, saiba tudo sobre essa tendência
Por que ter uma obra de arte em casa?
A arte é muito mais do que um simples elemento decorativo! Ela tem o poder de contar histórias, criar emoções e transformar a atmosfera de qualquer ambiente. Dessa forma, ter uma obra de arte em casa é como ter um pedaço de você materializado em forma de imagem, cor ou forma. Além disso, essa é uma maneira de imprimir sua personalidade e transformar o espaço em algo que reflete quem você realmente é.
O que é arte na decoração?
Quando falamos de arte e decoração de interiores, estamos nos referindo a qualquer tipo de expressão artística que você possa incorporar no seu espaço. Isso inclui pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, instalações e até peças de artesanato. E o mais importante quando falamos nesse assunto é que a arte na decoração não precisa seguir regras rígidas. Assim, o importante mesmo é que as peças escolhidas combinem com você e seu apê, complementando o ambiente.
Como escolher a arte certa na decoração?
Escolher a obra de arte certa pode parecer desafiador, mas o segredo é considerar o estilo e a atmosfera que você deseja criar no seu apartamento. Por exemplo, se o seu espaço é mais minimalista, talvez uma única peça impactante, como obras de arte geométricas ou arte abstrata na decoração, seja o suficiente. Já em um ambiente mais eclético, dá para fazer arte com uma galeria de fotos na parede e misturar estilos de arte para criar um efeito visual dinâmico e interessante. Dessa forma, não tenha medo de experimentar e combinar estilos, o importante é que as peças escolhidas façam sentido para você.
Como escolher o tamanho certo de uma obra de arte para cada cômodo?
Para escolher o tamanho ideal de uma obra de arte, leve em conta as proporções do cômodo. Para começar, a arte para sala de estar deve ser maior e ocupar uma parede de destaque. Já quando pensar em arte no quarto, escolha peças médias que complementem o ambiente sem sobrecarregar. Já no home office, opte por quadros menores para manter a concentração. Assim como no caso de arte para cozinha, onde você pode optar por obras compactas que se integrem ao espaço sem dominá-lo. Enquanto isso, nos corredores prefira peças alongada, acompanhando o formato do espaço. Por fim, ao escolher a arte para varanda, valorize o ambiente externo, com peças leves e harmoniosas.
Como posicionar quadros e esculturas para valorizar os ambientes?
Para valorizar os ambientes com quadros e esculturas, o segredo está no posicionamento estratégico. Dessa forma, comece escolhendo uma parede de destaque para os quadros. Colocá-los à altura dos olhos cria um efeito visual mais agradável. Além disso, agrupar quadros de diferentes tamanhos e formatos pode dar dinamismo ao espaço. Lembre-se de que a harmonia entre as peças é fundamental. Sendo assim, use molduras que conversem entre si ou explore uma paleta de cores similar.
Quanto às esculturas para decoração, posicione-as em lugares que atraiam a atenção sem interromper o fluxo de circulação. Nesse sentido, um pedestal pode destacar uma peça maior, enquanto esculturas menores ficam ótimas em prateleiras ou aparadores. Mas dá para experimentar também brincar com a iluminação para criar sombras e realçar os detalhes. Outra dica importante é equilibrar a quantidade de itens para não sobrecarregar o ambiente. O importante é lembrar que menos é mais quando se trata de dar destaque às obras de arte para casa. Assim, cada peça terá seu valor reconhecido.
04 dicas de como usar arte na decoração
Escolha peças que falam com você
A primeira dica é: escolha obras de arte que realmente toquem você. Dessa forma, não adianta comprar um quadro só porque ele é famoso ou ter obras de arte contemporânea em casa só porque ela está na moda. Arte é pessoal, ou seja, o mais importante é que as peças reflitam sua personalidade e seus gostos. Consequentemente, seja um pôster de uma banda que você ama ou uma fotografia que desperta memórias, o que vale é o significado que a obra tem para você.
Use o que você já tem
Nem sempre é preciso gastar dinheiro para trazer arte para o seu apê. Por exemplo, que tal usar aquelas fotos antigas de família que estão guardadas na gaveta? Ou até mesmo transformar uma camiseta da sua banda preferida em uma peça de arte emoldurada? Portanto, aproveite o que já está na sua casa e pense fora da caixa. Transformar objetos cotidianos em arte é uma forma única de dar vida ao seu espaço e seguir seu
Personalize
Se você gosta de colocar a mão na massa, por que não criar sua própria decoração artesanal? Faça a sua decoração pintando uma tela, com colagens ou objetos decorativos. Essas são formas incríveis de personalizar seu apê. Além de ser uma atividade relaxante, o resultado será algo único e com um valor sentimental inestimável. Todo mundo tem um artista dentro de si, e o mais importante mesmo é se divertir e experimentar.
Traga a natureza para dentro de casa
Plantas também são uma forma de arte, sabia? Assim, compor um arranjo de plantas, escolher vasos bonitos e distribuir verde pelos ambientes é uma maneira simples e acessível de criar uma atmosfera acolhedora e artística. Além disso, para dar um toque especial, experimente pendurar plantas em suportes na parede ou criar um jardim vertical, como a gente te explicou aqui. Dessa forma, o verde das plantas contrasta lindamente com outras peças de arte e traz vida ao espaço.
Quais são as dicas para manter e conservar obras de arte em apartamentos?
Primeiro, evite luz solar direta e ambientes úmidos para proteger suas obras. Além disso, limpe com cuidado usando pincéis de cerdas macias e evite produtos químicos fortes. Verifique regularmente o estado das molduras e, se necessário, procure um restaurador profissional. Certifique-se também de que as obras estão bem fixadas e em um ambiente com temperatura e umidade controladas. Dessa forma, você preserva a beleza e o valor das suas peças.
Como pendurar quadros e obras de arte?
Primeiro, ao pendurar quadros e obras de arte, certifique-se de usar ferramentas adequadas, como suportes e ganchos de qualidade. Para paredes de drywall, use buchas apropriadas e encontre o local ideal para uma fixação segura. Além disso, verifique o peso da peça e escolha a fixação apropriada para evitar quedas. Em seguida, posicione os quadros em altura e alinhamento corretos para criar um visual harmonioso. Por exemplo, use um nível para garantir que estejam retos. Outra dica importante é evitar locais com umidade ou luz solar direta, que podem danificar as obras de arte. Finalmente, reavalie a fixação periodicamente para assegurar que tudo permaneça seguro e em bom estado. Dessa forma, você preserva a integridade e a estética das suas peças.
Como incorporar obras de arte na decoração do apartamento?
Aposte na pluralidade:
A arte é extremamente versátil e você pode explorar essa diversidade para enriquecer a decoração do seu apê. Fotografias, arte abstrata na decoração, esculturas e até mesmo instalações pode transformar espaços simples em ambientes únicos e cheios de personalidade. Cada tipo de arte oferece uma maneira diferente de contar uma história e criar um ambiente único. Experimente combinar diferentes estilos em um mesmo espaço para um efeito visual dinâmico e interessante.
Integrando arte em espaços multifuncionais:
Se seu apê tem ambientes que desempenham várias funções, como uma sala que também serve como home office, a arte pode ser uma ferramenta valiosa para definir áreas sem comprometer a fluidez. Usar arte em espaços multifuncionais adiciona um toque sofisticado e ajuda a separar visualmente os ambientes. Além disso, obras de arte bem posicionadas podem destacar características específicas, criando uma conexão entre a funcionalidade do espaço e o impacto estético das peças.
Criando uma galery wall:
Se você quer ter arte como ponto focal em seu apartamento, considere montar uma galery wall – uma parede dedicada a exibir várias obras de arte. Essa é uma ótima opção para quem gosta de colecionar diferentes tipos de arte, pois permite combinar fotografias, gravuras, pinturas para apartamento e até objetos tridimensionais em uma composição harmoniosa. Para começar, escolha uma parede com boa visibilidade e defina um tema ou uma paleta de cores que unifique as peças. Varie os tamanhos e estilos para criar contraste, bem como interesse visual. Além disso, não tenha medo de experimentar diferentes disposições até encontrar a que mais te agrada. Em resumo, o importante é que a galery wall conte uma história e reflita seu estilo de decoração pessoal.
Elevando o cotidiano com arte:
Para tornar os espaços do dia a dia mais interessantes, incorpore arte em áreas como hall de entrada ou até mesmo a cozinha. Nesse contexto, menos pode ser mais. Arte para corredores, por exemplo, pode transformar esses espaços muitas vezes negligenciados em verdadeiros pontos focais. O segredo é escolher peças que conversem com o estilo do ambiente e equilibrem a praticidade com a estética.
Faça sua própria arte DIY para casa
Se você tem uma veia criativa, por que não experimentar fazer sua própria arte?! Práticas DIY, o famoso do It yourself (ou faça você mesmo) não só são acessíveis, mas também permitem que você crie algo que é 100% a sua cara. Pinturas abstratas, colagens, esculturas em argila ou bordados, as possibilidades são infinitas. Além disso, adicionar um toque pessoal ao seu apê, o processo de criação pode ser extremamente terapêutico e prazeroso. Mas se você precisa de um pouquinho – ou muita inspiração – busque referências de arte que podem te ajudar. Assim, aqui vão algumas dicas para ter arte personalizada na decoração!
@jhennykeller: para te inspirar a fazer arte em cada cantinho o seu apê
@maddumagalhaes: para te mostrar que literalmente tudo pode se transformar em arte
@maniadedecoracao: dicas simples que vão te provar que você também pode colocar a mão na massa
Aposte em arte acessível
Não precisa gastar uma fortuna em obras de arte para deixar seu apê estiloso. Existem muitas opções acessíveis por aí, como pôsteres de artistas independentes, reproduções de obras clássicas e até arte digital na decoração que você pode imprimir em casa. Comprar arte online também é uma opção e existem diversas lojas como a goquadros, Galeria Livia Doblas e Loja Paiol para isso. Mas uma ida a uma feira de artesanato também é uma boa opção de garantir objetos únicos. O importante é que a peça se encaixe no seu orçamento e no seu estilo de arte. Outra boa dica é investir em artistas locais ou menos conhecidos para começar a criar o seu acervo. Aqui em Sergipe vale a pena conhecer o trabalho dos artistas Tintiliano e Zé de Dome, já em Salvador Raíssa Ribeiro e Hori do Estúdio Agá são algumas das inúmeras opções dos talentos que produzem obras de arte nordestinas para que você tenha arte local na decoração.
Como combinar diferentes tipos de arte no mesmo ambiente?
- Encontre um tema comum: escolha uma paleta de cores ou um tema para conectar as peças
- Misture formatos e tamanhos: combine obras grandes com pequenas para criar equilíbrio visual
- Use molduras unificadoras: escolha molduras semelhantes para dar coesão ao conjunto
- Brinque com a disposição: teste diferentes layouts até encontrar o mais harmonioso
- Equilibre o impacto visual: destaque peças chamativas e use outras para complementar
- Confie no seu instinto: siga seu gosto pessoal, afinal a combinação deve refletir quem você é
Arte e design sensorial
Incorporar decoração com arte vai além do visual, ela pode influenciar diretamente o modo como você se sente em casa. Um conceito interessante a se explorar é o design sensorial, que considera como diferentes estímulos – visuais, táteis, olfativos – afetam nossas emoções e bem-estar. Por exemplo, escolher obras de arte inspiradas na natureza, pode ajudar a diminuir níveis de ansiedade e trazer uma sensação de calma e tranquilidade para o ambiente. Além disso, o próprio ato de criar uma composição artística em casa, seja na decoração com quadros da arte na sala ou organizando esculturas, pode lhe causar uma experiência gratificante.
Como integrar arte no meu apartamento?
Escolha um ponto focal:
Escolher onde a obra de arte será colocada pode fazer com que ela ganhe destaque no ambiente, como acima do sofá ou na parede da entrada.
Harmonize o tamanho da peça:
Existem muitas dúvidas sobre o tamanho ideal de obra de arte, mas a dica é evitar que peças grandes sobrecarreguem ambientes pequenos ou que peças pequenas se percam em paredes amplas.
Crie contraste visual:
Para paredes claras, opte por obras vibrantes. Em ambientes coloridos, prefira peças monocromáticas para equilibrar o visual.
Ilumine com precisão:
A iluminação para obras de arte é essencial, já que isso faz toda diferença no realce da sua obra. Assim, evite luzes fortes que possam gerar reflexos e opte por spots direcionáveis para criar realces.
Traga arte para o seu Stanza
Trazer arte para o seu apê é um processo contínuo e pessoal, deu para perceber, não é?! Mas o mais importante mesmo é que o espaço reflita quem você é e o que você ama. Com essas dicas de arte acessível para apartamento, a gente tem certeza de que você pode transformar cada cantinho por aí em uma expressão autêntica de arte e criatividade. E se você ainda não tem um apê para chamar de seu, a gente garante que ter um empreendimento da Construtora Stanza para chamar de seu é literalmente viver em estado de arte.
Até a próxima!