Stanza e Aracaju: muita coisa em comum
Completando maravilhosos 167 anos nesse 17 de março de 2022, a capital sergipana tem ficado cada vez melhor com o passar dos anos. Não é à toa que a Stanza sente orgulho de ter nela as suas raízes e escolher os melhores endereços para construir seus empreendimentos, como o Jardim de Aruana e o Jardim Serigy.
Para não deixar a data passar em branco, preparei um conteúdo pra lá de especial sobre as principais curiosidades da capital e como elas se conectam com o jeitinho Stanza de ser. Veja a seguir!
Um breve resumo sobre a história de Aracaju
Você sabia que Aracaju já nasceu como capital?
Lá em meados do século XIX, a capital do nosso Sergipe era a cidade de São Cristóvão, que ficava a pelo menos 20 quilômetros do mar. Na época, isso era um problema para o desenvolvimento, tendo em vista que as grandes negociações e abastecimentos eram feitos quase sempre por transações portuárias.
Enquanto isso, a região de Santo Antônio de Aracaju (atualmente, cidade de Aracaju) contava com um povoado considerável, além de ser uma região litorânea. Diante desse cenário, a capital foi transferida e transformou o que antes era uma “região” ou “sítio” em uma cidade propriamente dita. A partir daí, Aracaju nunca mais parou de crescer e se desenvolver.
Cidade tabuleiro de xadrez
Como comentei acima, a principal motivação para Aracaju se tornar capital foi o seu acesso à costa marítima e esse objetivo influenciou, inclusive, o projeto de construção da cidade. Inovadora desde sempre, né? A cidade foi planejada no formato de um tabuleiro de xadrez, fazendo com que todas as suas ruas fossem construídas para desembocar no Rio Sergipe.
Ou seja: Aracaju contou com uma construção estratégica, pensada para aproveitar o melhor da região e super focada no desenvolvimento, e pensando aqui… Essa história me lembrou um modo de construir que já é bem conhecido na cidade atualmente: o nosso jeitinho Stanza, lógico!
4 curiosidades sobre a cidade de Aracaju
1. Tradicionalmente inovadora
Eu já dei um “spoiler” ali em cima, mas vale reforçar: está no DNA da cidade buscar o desenvolvimento e a inovação, sempre. Apesar de possuir muita história e tradição, a capital não deixa que isso seja um empecilho para se modernizar. Por isso mesmo, hoje, ela conta com shoppings, centros comerciais, áreas de lazer, pontos turísticos e, é claro, empreendimentos super atuais com a assinatura da Stanza.
2. Foco no turismo
Mesmo antes da década de 70, as pessoas que visitavam Aracaju se apaixonavam pela sua infraestrutura, ainda que a cidade não fosse reconhecida como capital turística.
Em 1977, considerando a oportunidade de conquistar corações estrangeiros ou mesmo de outros estados do Brasil, foi fundada a Empresa Sergipana de Turismo, criada com o objetivo de promover o turismo de forma profissional. Esse acontecimento ajudou a dar um “boom” nas visitas à capital durante o decorrer dos anos. E não é pra menos, afinal, nossa cidade que já reconhecida pelas suas belíssimas praias, possui diversos pontos turísticos, como a orla mais bonita do Brasil, a Crôa do Goré, Feira do Turista, a orlinha do Bairro Industrial, a Passarela do Caranguejo, o Oceanário, Parque dos Cajueiros, Parque da Sementeira, Parque da Cidade, Calçadão da Praia Formosa, Museu da Gente Sergipana, Largo da Gente Sergipana, Praça Olímpio Campos, o Museu de Artesanato, os Mercados Municipais, a nova Orla Sul…
Ufa! Ponto turístico é o que não falta. E, como a gente que é daqui já sabe, esses são apenas os principais. Existem muitos outros cantinhos da cidade que merecem ser melhor explorados com o tempo.
Por isso, se você ainda não mora em Aracaju e pensa em encontrar o seu cantinho aqui na capital, saiba que os dois empreendimentos da Stanza possuem localizações bastante estratégicas, tudo isso para que você possa viver o turismo aracajuano a poucos minutos de casa!
3. Capital da Qualidade de Vida
E se eu te disser que “Aracaju” e “Capital de Qualidade de Vida” são sinônimos? É, a nossa cidade não é fraca, não viu!? A população da capital sergipana cultiva alguns dos hábitos mais saudáveis do país. Isso se deve às diversas ciclovias, inclusas em seu projeto urbano de deslocamento, e à própria rotina dos moradores. Só para você ter uma ideia, Aracaju fica em segundo lugar no ranking nacional de capitais com o menor número de pessoas fumantes.
Além disso, Aracaju é a capital nordestina com os menores índices de desigualdade social de toda a região, mesmo porque ela oferece um dos custos de vida mais reduzidos do Brasil.
Tem como não se apaixonar por essa cidade? Na minha opinião, é impossível. E, para combinar com todas as facilidades encontradas na capital, o Jardim de Aruana e o Jardim Serigy oferecem preços incríveis, condições de pagamento facilitadas e áreas de lazer completíssimas. Se eu não morasse aqui na nuvem, garantiria o meu apê Stanza agora mesmo, rs!
4. O lema de Aracaju é “Paz e Trabalho”
De acordo com tudo que falamos aqui em cima, deu pra perceber que Aracaju apresenta excelentes oportunidades para quem busca levar uma vida mais tranquila: praias variadas, ciclovias por toda a cidade, contato com a natureza… Mas o avanço e a modernidade não ficam de fora, não. O lema “Paz e Trabalho”, portanto, reflete a dedicação que os habitantes da cidade empregam para conquistar mais a cada dia. Aqui, na Stanza, a gente não só valoriza esse lema, como também se identifica totalmente com ele. Afinal, nosso principal objetivo é entregar o melhor para os nossos clientes, sempre!
Quer saber mais sobre os nossos empreendimentos na capital sergipana? Fale com a nossa equipe especializada, basta chamar no Whatsapp. Os consultores da Stanza estão mais do que preparados para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a encontrar o endereço certo pra você.
Da minha parte, eu vou continuar procurando conteúdos interessantes e atuais pra trazer aqui no blog, combinado? Isso quer dizer que logo, logo, tem artigo novo saindo.
Até a próxima!